Arquivo Adnews

Você costuma ler? (Especial do Dia do Livro)

 

“Ler é viajar sem sair do lugar.” Você já ouviu essa frase? Ela, como muitas outras citações, revela os diversos prazeres e as experiências que a leitura nos traz. Ler é uma prática fundamental para o nosso aprendizado e desenvolvimento profissional. Quando lemos, agregamos conhecimento, escrevemos melhor, interpretamos com facilidade textos complexos, expressamo-nos bem e, consequentemente, adquirimos uma maior capacidade de argumentação.

Em outubro, no dia 29, é comemorado, em todo o Brasil, o Dia do Livro. Essa data foi instituída em 1966 e está vinculada às comemorações da transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil e à posterior fundação da Biblioteca Nacional, em 1810. Para a Biblioteca Nacional, Portugal disponibilizou um acervo bibliográfico muito rico, com mais de 60 mil objetos. O acervo era composto por medalhas, livros, manuscritos, entre outras peças. A Biblioteca é a sétima maior biblioteca nacional do mundo e é também a maior da América Latina.

A transferência da Real Biblioteca Portuguesa foi de extrema importância para a popularização do livro como uma forma de disseminar conhecimento. O primeiro livro impresso no mundo foi a Bíblia, que ficou conhecida como a Bíblia de Gutenberg, após a criação da prensa tipográfica por Johannes Gutenberg.

Desde então, o livro tem trazido para milhares de pessoas uma riqueza inestimável: o conhecimento. A pedagoga Andréia Oliveira descreve a importância de praticar a leitura. “Ler é descobrir um novo mundo! Quando lemos, estimulamos nosso cérebro e desenvolvemos estratégias imaginárias ativando a capacidade de memorização específica ao ser humano. O hábito da leitura deve ser estimulado nas crianças desde cedo, para proporcionar o prazer de ler e uma melhor compreensão dos fatos. Quem lê é considerado uma pessoa mais informada”. E finaliza: “Que você, querido leitor deste jornal, possa a cada dia desenvolver e aprofundar seus conhecimentos em busca de uma leitura que proporcione o mergulho profundo no mundo literário”.

______________________

* Publicado originalmente no Adnews 32 (Outubro/2014)