Proati realiza 8º Seminário de Capacitação para seus voluntários

Os voluntários do Programa de Apoio a Terceira Idade (Proati) tiveram, neste sábado (30), um dia inteiro de estudos, para melhor atenderem aos irmãos idosos nas congregações da IEADPE no Grande Recife. Foi o 8º Seminário de Capacitação para Voluntários do Proati, com o tema: …E não enfraqueceu na fé, com base em Romanos 4.19a.

A programação teve início às 8h, com a palestra: O idoso e a fé, ministrada pelo Pr. Ailton Junior, Vice-presidente da IEADPE. Ele ainda falou sobre a importância do idoso no corpo da igreja como despenseiros da fé.

Em seguida, o Pr. Luiz Mário, secretário da IEADPE, utilizou sua formação jurídica para lecionar sobre os direitos e deveres das pessoas da terceira idade, na área secular e no âmbito cristão.

Após a pausa para o almoço, os irmãos e irmãs que ocuparam todos os assentos do Auditório Pr. José Leôncio, no 5º andar do Templo Central, ouviram conselhos e dicas sobre a saúde do idoso, ministrado pela irmã Cirlene Sales. O tema da palestra foi: O idoso e a saúde física: das políticas públicas à saúde individual.

A segunda plenária da tarde foi baseada no tema: O idoso e a saúde mental: resgatando a sua história e solucionando conflitos do passado. A preleção ficou sob a responsabilidade da irmã Ediva Daniel. Ela falou sobre a importância do perdão e relatou os benefícios da gratidão a Deus.

A última aula desta edição do evento foi ministrada pela irmã Judite Alves, coordenadora do programa. O tema lecionado foi: O idoso e as relações afetivas e sociais.

Relatando todas as fases do ciclo natural da vida, a irmã Judite explicou as relações que cada um de nós deve ter com nossos parentes mais próximos, principalmente a mãe. Um ponto importante na explanação foi o da afetividade. A falta do vínculo afetivo, principalmente para o recém-nascido, pode resultar em graves problemas nas relações sociais do adulto, e consequentemente do idoso, segundo a irmã Judite.

Ao fim dos estudos, os voluntários do Proati, muitos deles idosos, puderam se confraternizar, agradecendo ao Senhor e ao Pastor Presidente, a oportunidade de participarem do 8º Seminário de Capacitação para Voluntários do Proati.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *