Entrevistas, Eventos, Templo Central

Obreiros recebem exortação quanto a família, finanças e a verdade

Tags: ,

Após uma manhã repleta de ensinamentos, começa mais uma tarde de aprendizagem para a edificação pessoal e ministerial dos participantes. Uma das características da EBO é que, além dos estudos firmados na Bíblia Sagrada, não deixa de ser um culto em adoração a Deus. Neste segundo expediente, as palestras ficaram por conta dos pastores: Martim Alves, Pastor Wagner Gaby e Daniel Nunes.

O primeiro assunto abordado esta tarde: “O obreiro cristão e o relacionamento da igreja”, foi conduzido pelo Pastor Martim Alves, presidente da IEAD em Natal – RN. Ele aprofundou o tema alertando os obreiros à atenção dobrada que se deve ter com sua família. “Se o obreiro não tiver um bom relacionamento com sua família que é um grupo social com o qual convive debaixo do mesmo teto, não vai se relacionar bem com a igreja que é um grupo de pessoas bem maior”, externou pastor Martins.

Durante seu discurso, levou os participantes a entender a importância do obreiro manter o zelo e união com sua família, ser sensível, cortês, amigável, fraternal e mostrar boa convivência cristã. O obreiro cristão que não se interessa pela sua família pode estar comprometendo o futuro do seu ministério pastoral. “O primeiro campo de atuação do obreiro é seu lar. Por isso devemos primar por nossas famílias, porque se você perder sua família perderá também o seu ministério”, completou.

Em seguida o pastor Wagner Gaby, presidente da IEAD em Curitiba-PR, tratou sobre a vida financeira e equilibrada. Seu principal assunto foi as dívidas: “nunca fique devendo nada a ninguém”, foi o gancho primordial que o pastor começou a abordar. “Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. A ninguém devais coisa alguma, senão o amor […] Rm 13.7-8. “O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta”, conforme Pv 22. 7b.  Baseado nestas duas passagem o pastor Wagner falou da fidelidade e dos princípios básicos da administração financeira.

Desenvolvendo o que a Bíblia fala sobre as finanças, destacou os detalhes que o cristão deve seguir para ter uma vida tranquila. Tal como não ficar por fiador, evitar dívidas ao extremo e pagar o que deve… Exortando os irmãos a sempre planejar os gastos. “O Senhor exige que eu seja encontrado fiel”, pediu que exclamasse o pastor Wagner a todos os participantes. “Pague seus tributos devidamente em dia”, concluiu.

“Um Ministério Firmado na Verdade”, foi o terceiro estudo desta tarde dirigido pelo pastor Daniel Nunes, presidente da IEAD em Campina Grande – PB. Em suas palavras, denotou a pessoa que vive de forma íntegra e, por isso mesmo, não tem o que ocultar.  Ele destacou também a integridade e a conduta em que o obreiro deve seguir gerando sempre a verdade.

DEPOIMENTO

“A EBO é uma verdadeira universidade. Ela aborda ciências seculares além do precioso conteúdo da Bíblia Sagrada. A cada ano, o nível de ensino vem cada vez mais alto, e mais completo. E, através das aulas ministradas aqui, podemos agregar conhecimento físico e espiritual para aplicar-mos ao exercer-mos o chamado que Deus nos fez”, destaca o presbítero Sebastião Barros, participante da escola desde 1979.

Logo mais às 18h30, serão comemorados os 36 anos do Templo Central e os 95 anos da IEADPE em Pernambuco.