Arquivo Adnews

Feliz 366 oportunidades! 

O novo ano é uma porta de possibilidades que Deus concede para viver, sonhar, conquistar e realizar. Um tempo para superar, criar novas perspectivas e vivenciar uma nova história

Chegamos a um novo ano. Para uns, são mais 366 dias para conquistar, realizar, colher frutos. Para outros, um novo recomeço. A oportunidade para reagir, para retomar os planos, os sonhos que foram deixados de lado, devido a alguma circunstância que os impediu de colocá-los em prática e alcançá-los. Então, já se perguntou o que 2020 espera de você? Sim, não é você que tem que esperar algo do novo ano, e sim o contrário!

Os anos são uma das formas que usamos para contar e organizar o tempo. E esse novo ciclo é a oportunidade perfeita para sabermos o que faremos dele. As metas, os desafios e os novos projetos. Estruturar e executar! Isto é o que as pessoas determinadas fazem. Sabem o que querem e lutam para conquistar seus objetivos.

Entenda que 2020 é uma porta que se abriu para você. Esqueça os fracassos, as angústias e as lembranças ruins. Recorde apenas das boas lições. Não espere as coisas acontecerem do nada; afinal, Deus nos deu capacidade, habilidade e inteligência para superar as dificuldades da vida. Mas a forma pela qual você encara suas lutas é o que o faz vitorioso.

Não seja igual àqueles que culpam as circunstâncias e o mundo, sentindo-se o último dos seres humanos. Vitimizar-se não ajuda em nada! Nem sinta inveja dos demais. Eles tomaram uma atitude. Por isso, não fique se remoendo nem com pena de si mesmo. Se você não conseguiu desta vez, levante a cabeça e tente novamente; a vida recompensa aqueles que se esforçam.

Em 2018, a estudante Hayanne Deise, 23, viu seus planos caírem por terra. Ela almejava realizar um intercâmbio; estava motivada para conquistá-lo, mas não obteve êxito. Isso lhe gerou uma forte frustração. “Foi com decepção que vi o resultado das classificações; eu nem sequer estava na primeira página dos selecionados! Mas lembrei de uma frase que me acompanha desde o primeiro momento em que a ouvi: “Às vezes, a gente perde”. Recordar essa verdade foi para mim como um bálsamo; saber que fracassos são parte da ementa de quem aceitou embarcar na aventura da existência”, disse.

A situação não a abateu. Ela mudou a forma de pensar porque sabia que não era a primeira pessoa no mundo a ver seus sonhos frustrados, e isso não a tornava inferior ou superior a ninguém. “Eu me tornei suscetível ao amadurecimento. Gosto de pensar que os momentos difíceis da nossa caminhada nos preparam para recebermos o melhor, capacitando-nos para sermos agradecidos e satisfeitos com o que foi colocado em nossas mãos. Mudei o foco e depositei minhas expectativas e energia em outro projeto: escrevi um livro. Há sempre algo que podemos fazer no presente, e o fato de sermos capazes de fazê-lo acaba por ofuscar o medo de fracassar e as lembranças do que não conseguimos conquistar”, conta.

Ficar parado lamentando o insucesso não é a solução. Assim como Hayanne, devemos descobrir o meio de “dar a volta por cima” e partir para outros planos. São muitas as possibilidades que podem ser realizadas e exploradas neste ano, não só em projetos pessoais, mas também interpessoais. É o que sugere a psicóloga e terapeuta familiar, Judite Alves. “A oportunidade de 366 dias é uma dádiva de Deus pelo fato de que Ele nos permitiu viver mais um ano, e a proposta de cada coração deve ser: quero viver para servir a Deus e ao próximo. No ano, temos oportunidades maravilhosas tais como estender a mão ao necessitado ou visitar alguém enfermo”, comenta.

Faça da atitude sua aliada. Desperte a motivação. Persevere e viva com a esperança de dias melhores. Em paralelo, faça novas amizades, mude sua rotina, dê um sorriso para quem está triste e abrace quem se encontra sem esperança. Quando agimos assim, estamos aproveitando as oportunidades. A Palavra de Deus corrobora com essa verdade dizendo: tudo o que vier à tua mão para fazeres, faze-o conforme as tuas forças.

Se você se encontra num dilema, sem forças para começar do zero e sem perspectivas, a recomendação é que deposite sua esperança em Jesus. Ele é o presente do céu para todos aqueles que se achegarem pela fé. “Jesus é o caminho para quem está sem rumo, Jesus é a verdade para quem está decepcionado em um mundo movido em mentiras e, por fim, Jesus é a vida. Por isso, quem vai a Ele sente uma paz verdadeira. Porque Ele dá vida onde não há vida, Ele dá sentido ao que está sem esperança e dá alegria ao que está triste”, afirma a psicóloga Judite Alves.

O tempo passou e você ainda não conseguiu realizar seu maior sonho. Lembre-se de que você está diante de 366 dias, para os quais Deus guardou incontáveis surpresas e bênçãos a serem descobertas por você. Nada acontece por acaso, tudo é lição e amadurecimento. Este pode ser o ano da sua vida. O ano que ficará marcado na sua história! Vale a pena viver e acreditar que sua vida vai mudar. Acreditar que as promessas de Deus continuam de pé e que, além de ter fé, é preciso também ter atitude para correr atrás de suas metas e ter ciência de que o Deus que faz você sonhar é o Deus que faz acontecer.

_______________________

* Publicado originalmente no Adnews 82 (Janeiro/2019)