Arquivo Adnews

A beleza interior da mulher que serve a Deus (I Pedro 3.3)

As mulheres crentes devem ser distintas e adornadas, não só na ornamentação externa, mas pela beleza íntima do caráter cristão. Esse é o adorno que verdadeiramente se faz necessário. O apóstolo Pedro em sua epístola não dava a entender que as mulheres eram descuidadas quanto a isso, porque se assim fossem chamariam para elas uma atenção negativa.

Não é provável que estivesse proibindo o uso de jóias. Antes, ele as advertia contra a ostentação e o exagero nos penteados, no uso das jóias e no modo de vestir. Sua advertência pode ser comparada com o que se lê em Isaías 13.16. O apóstolo Paulo em I Timóteo 2.9, também adverte, dizendo que a mulher cristã não deve exagerar em seus adornos artificiais. O verdadeiro adorno das mulheres crentes é o espiritual, composto da riqueza da alma que embeleza a mulher em seu caráter.

Duas coisas devem ser levadas em conta nas vestes: a utilidade e a modéstia. A vaidade excessiva e a exibição supérflua, em suma, se originam de uma mente corrompida. Por conseguinte, aqueles cujas mentes forma purificadas, haverão de por devidamente em ordem todas as coisas, não pecando contra a moderação. A esposa de Fócio, que foi um célebre general ateniense, recebeu a visita de uma senhora finamente ornamentada com pedras preciosas, cujos cabelos estavam adornados de pérolas e tinham sido frisados. Naturalmente, observou o preço da aparência de sua visitante, mas acrescentou: “meu ornamento é meu marido”.

Para uma mulher cristã o seu ornamento principal deve ser a espiritualidade, obtida da parte de Cristo, o seu Senhor. Cada mulher crente deveria estar individualmente convencida acerca de onde traçar a linha entre a modéstia e o exagero, no que diz respeito ao que é abordado pelo presente versículo. Se uma mulher crente se mostra cuidadosa a respeito do decoro de sua alma, também terá o bom senso de como ornamentar a sua tenda da carne.

Os verdadeiros valores de uma mulher crente são as graças cristãs que sua alma obteve mediante o desenvolvimento espiritual. As mulheres cristãs de nossos dias devem ser fiéis a Cristo e a Sua Palavra, num mundo dominado pelo materialismo e pelo desprezo aos valores do lar e da família.

Pensamento Cuidar do corpo representa preparar a imagem exterior. Cuidar da alma representa está feliz consigo mesma. Cuidar do espírito representa ter um espírito tranquilo e humilde, mantendo uma comunhão perfeita com o seu criador, através da oração, da Palavra e da comunhão com o corpo místico de Cristo.

Rute A. Almeida Silva

_______________________

* Publicado originalmente no Adnews 9 (Setembro/2012)