O Senhor da igreja derramou sua graça

 

16389215_1469193256438562_899230181_o

O encerramento do 17º Congresso de Adolescentes promovido pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco – IEADPE, vai ficar registrado na memória de muita gente. Foram quatro dias, neste final férias de escolares de janeiro, que evolveu muita aprendizagem, momentos espirituais, oração, louvor e adoração. Um evento singular, onde cada participante aprendeu a viver como verdadeiros servos de Deus, eixo central desta edição.

16409366_1469193729771848_1216127698_o

Com a temática “Vivendo como servos de Deus”, os adolescentes desfrutaram durante quatro dias de estudos bíblicos, louvor e adoração que mudaram a vida de cada participante, tanto dos presentes, quantos os que assistiram a transmissão pela Rede Brasil de comunicação. Logo às 16h, a nave do templo já estava lotada e a movimentação era intensa. Na parte externa, onde foram posicionados os telões, todas as cadeiras estavam ocupadas e muitos cultuaram em pé, no propósito de receber a Palavra e as bênçãos divinas. Dos vários grupos e visitantes advindos de várias partes do Estado neste último culto, adolescentes das áreas do Grande Recife como a 01,03,04,05,54,55 e 57 marcaram presença. No louvor, o grande coral composto por mil vozes, a união de adolescentes do templo central – UNIDAR, e a cantora Eliã Oliveira.

16388917_1469193736438514_119261832_o

A Palavra foi ministrada pelo Ev. Marcelo Teles, baseada na carta de IIPedro 2.11-17. Durante este período o obreiro enfatizou as características dos servos de Deus, as diferenças de quem é um verdadeiro servo do Senhor e as recompensas que Jesus tem reservadas para os que os servem.

16388704_1469193746438513_1459576839_o

O evangelista explicou que Deus não faz acepção de pessoas, Ele convida a todos para o servir. “Ele nos comprou independente do sexo”, disse. e completou ao citar o versículo bíblico: “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”.

16409836_1469193739771847_435540149_o

Dentre as características destacadas estavam: Fidelidade (Nm 12.7), Humildade (Mc 1.7), Submissão (Lc 1.38), Perseverança (Dn 6.16) Obediencia (Mt 7.21) Dedicação (Mt 6.24) e amor. “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Rm 12.1). Para os que acreditam que tais características são inalcançáveis, o ministro nos recordou das palavras de Deus: ” Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve”, finalizou.

16409320_1469193253105229_1869012896_o

 

No decorrer da Palavra, o Espírito Santo pôde ser sentido por todos os presentes. “Deus vai levantar uma geração inflamada de servos, capazes de testemunhar com eloquencia e simplicidade a Palavra.

E para concluir destacou as bênçãos de Deus sobre os seus servos, ensinando o que a Bíblia diz a respeito do tema, alguns dos exemplos citados se encontram no livro de Jó, quando Deus falou por ele (Jo 42.7), no livro de Daniel, junto com os livramentos dados por Deus, entre outros. Antes mesmo da ministração terminar, vidas começaram a aceitar a Jesus como único e exclusivo salvador, ao todo foram 22 pessoas. Toda a igreja começou a louvar: “Minha vida dou a Ti Senhor, e pra sempre cantarei, faz em mim o teu querer”.

16388675_1469193753105179_152654807_o

O culto foi transmitido pela Rede Brasil de Comunicação ( canal 14), rádios Rede Brasil AM 580 Khz / Rede Brasil FM 93,3 Mhz, para o público que não pôde comparecer no local do congresso. Além desses meios, a transmissão também foi feita pela internet em qualidade HD via facebook (IEADPEOFICIAL) e YouTube (IEADPE OFICIAL).

 

Fotos: IEADPE OFICIAL

“O Senhor vai te usar de maneira extraordinária”

Foto: IEADPE
Foto: IEADPE

O último dia do 17º Congresso de Adolescentes da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco (IEADPE) chegou, e como de costume, aconteceu a Manhã Missionária, momento muito aguardado pelos jovens, e dia que Deus escolhe para fazer arder ainda mais o desejo de fazer missões em nossos corações.

Um processional foi apresentado durante o culto, para representar o trabalho que a IEADPE tem realizado nos vários países, enviando famílias para propagar o evangelho além das nossas fronteiras, como ordena o mandamento bíblico. “Missões é fogo que se espalha em toda a Assembleia de Deus em Pernambuco”, eram as palavras do Pb. Felipe Gonçalves durante o processional.

Foto: IEADPE
Foto: IEADPE

Bandeiras de vários países foram hasteadas e alguns filhos de missionários enviados anteriormente pela Igreja carregavam peças tradicionais daqueles países onde viveram. Ao final desta programação, o Pr. Vice-Presidente da IEADPE, Ailton Júnior, leu com toda a igreja, o capítulo 61 do livro de Isaías, que diz: “assim o Senhor, DEUS fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações” (v 11b).

 

FOTO: IEADPE
FOTO: IEADPE
FOTO: IEADPE
FOTO: IEADPE

O preletor da Manhã Missionária foi o Pr. Waldemir Farias, que já foi missionário junto com sua família na Argentina. A ministração foi baseada na vida de Josué (Js. 1.1-2, 7.10) e em três lições que ele precisou aprender para chegar à terra prometida: (1) Submeter-se a influência de Moisés; (2) Nunca permita que haja relaxamento em sua vida espiritual porque estamos em guerra; e (3) O senhor jamais perde o domínio das situações. Tudo está sob o seu comando.

 

O texto lido foi no livro de Josué 1.1-2 e 7.10. “Recebe a liderança de Moisés, jovem. O Senhor vai te usar de maneira extraordinária. Nesta manhã, o Espírito Santo vai te alistar para a guerra, porque Ele precisa de você na guerra, Ele precisa de você para a obra. Desperta!”, disse o pastor durante a ministração.

FOTO: IEADPE
FOTO: IEADPE

Vestibular Bíblico

Nesta manhã (29), também foi divulgado o resultado de Vestibular Bíblico aplicado a todos que participam das Uniões de Adolescentes espalhados pelo Estado. Cerca de 4 mil adolescentes fizeram a primeira fase da prova. Os primeiros colocados no teste foram:

Na categoria de 12 a 14 anos:

  1. Artur Vinícius do Carmo (Setor 1 – Cabo de Santo Agostinho/Área 3 – Santo Inácio)
  2. Taís Vitória de Menezes (Área 19 – Rio Doce Coab)
  3. Jefferson Severino de Araújo (Setor 9 – Paudalho/Guadalajara)

Na categoria de 15 a 17 anos:

  1. Abimael Ivis de Araújo (Área 13 – Boa viagem)
  2. José Ramon dos Santos (Área 31 – Alto Santa Isabel)
  3. Jamile Araújo (Área 1 – Templo Central)

 

Adolescentes sendo moldados para cumprir o propósito divino

Foto: IEADPE
Foto: IEADPE

O terceiro dia do 17º Congresso de Adolescentes da IEADPE chegou ao fim, depois de uma noite cheia da presença do Espírito Santo. A expectativa para o último dia, que acontece amanhã (29), já deixa os adolescentes cheios de saudade deste que é um dos eventos que mais marca a vida espiritual dos jovens nesta idade.

Hoje (28), o culto oficial foi iniciado às 18h30, com os louvores entoados pelo Grande Coral de Adolescentes, pelo cantor Jair Santos, Trio Ferreira e pelo Vocal Cântico Celeste.

Foto: IEADPE
Foto: IEADPE

A leitura oficial foi feita pelo Pr. Presidente da IEADPE, Ailton José Alves, no livro em que foi baseado o tema do congresso – Vivendo como Servo –, em 1 Pedro, capítulo 2. E, o preletor da noite foi o Ev. Salatiel Lima que falou sobre Davi e suas experiências com Deus. “O sucesso de Davi pode ser atribuído ao seu relacionamento íntimo com o Senhor”, disse.

Foto: IEADPE
Foto: IEADPE

O direcionamento da mensagem foi para a preparação de Davi para o propósito que Deus tinha na vida dele, levando em conta todas as imperfeições que tiveram que ser moldadas. “Tem adolescente que está entendendo a exigência de Deus durante estes dias. […] A tesoura de Jeová está podando ramos que estão ligados na videira hoje, porque depois que ele te podar, que tua vida ficar onde ele quer que fique, Deus quer fazer contigo como fez com Isaías, se revelar e te mostrar como vai ser teu futuro, como vai ser teu casamento, como vai ser tua vida. Ele quer que você construa um relacionamento íntimo com Ele”, ministrou.

Foto: IEADPE
Foto: IEADPE

 

Foto: IEADPE
Foto: IEADPE

Vários adolescentes foram tocados pelo poder de Deus e envolvidos pela Glória do Senhor, sendo batizados com Espírito Santo e renovados.

Neste domingo (29), a programação da Manhã Missionária terá início às 8h. Quem não puder comparecer ao Templo Central da IEADPE pode acompanhar a transmissão pelo Youtube e pelo Facebook, além de interagir conosco através das redes sociais.

Foto: IEADPE
Foto: IEADPE

Adolescentes aprendendo a fazer a vontade de Deus

IMG_8603

A tarde deste sábado, 28, pode ter sido uma tarde qualquer, mas não para os adolescentes que foram ao Templo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco, para participar do 17° Congresso de Adolescentes. Vivendo Como Servos de Deus é o tema desta edição, e tem trazido à reflexão como devemos nos comportar para sermos servos que agradam ao Pai.

Por volta das 14h, começou o culto introdutório e hinos foram entoados em adoração a Deus. Grupos de uniões de adolescentes de várias regiões do Estado vieram ao templo.

Foto: IEADPE
Foto: IEADPE

A Palavra de Deus foi pregada pelo Ev. Fábio Benício. Que leu no livro de II Reis 23.25, e falou sobre os 3 níveis de entrega do rei Josias a Deus. “Temos que nos entregar a Deus em sentimento, intelecto e ação”, afirmou.

Foto: IEADPE
Foto: IEADPE

O evangelista afirmou que Deus procura pessoas dispostas a fazer a vontade dEle, e que não tem idade, nem nada que impeça o agir de Deus na vida de quem Ele escolhe. “O Deus que levantou Moisés com 80 é o mesmo que levanta Josias com 8”, exclamou.

Um dos questionamentos levantado nesta tarde é o tipo de pessoa que temos por perto. “Quem são as pessoas que lhe cercam? Josias se aproximou de pessoas fiéis. Procure se cercar de pessoas de confiança”, aconselhou.

Outro ponto levantado no estudo foi a importância de nos despojarmos para fazer a vontade de Deus. “Quando nosso ego diminui, a glória de Deus resplandece em nós”, disse o Ev. Fábio Benício. “O que Deus quer é atitude e arrependimento. Faça uma reforma e tire tudo o que não presta, tudo que não agrada a Deus”, afirmou.

IMG_8608

Após a ministração da Palavra de Deus, o culto foi encerrado com uma oração. Quem não pôde vir ao Templo durante à tarde, pode vim à noite para participar de mais um culto festivo e aprender da Palavra de Deus.  O culto também será transmitido através da Rede Brasil de comunicação, canal 14, do site tv.rbc1.com.br, do canal da IEADPE no Youtube, e nas Redes Sociais. Acompanhe!

 

Obedecendo e servindo a Deus como Isaque

IMG_8431

Vivendo como servos de Deus é o tema da 17º edição do Congresso de Adolescentes. E neste segundo dia, a Palavra foi ministrada pelo evangelista Lourival Oliveira, baseado no texto de Gênesis 26. Guiado por Deus, ele escolheu falar sobre a vida de Isaque e a experiência dele com Deus, experiências pessoais, únicas. No texto lido, Isaque estava passando por um momento de crise em Gerar, a terra estava seca, ele havia perdido seu pai, Abraão. Mas em Gerar também foi a primeira vez que Deus falou com diretamente com ele.
IMG_8397
IMG_8483
IMG_8400
O ministro destacou que a palavra “crise”, vem de crisol, um recipiente onde são misturado e fundidos metais, o ouro e a prata precisavam passar pelo crisol para de fato serem metais preciosos. Além de, claro, passar pelo fogo. Compartilhando com a igreja que a crise não é para frustrar e destruir planos, mas para separar o ouro, a prata, os metais preciosos, dos demais. A terra estava seca, mas Isaque obedeceu, trabalhou e a bênção de Deus acompanha a obediência. Por isso Deus disse “Me obedeça como seu pai me obedeceu […] eu quero ser teu amigo, assim como fui de seu pai”.
IMG_8372
IMG_8288
“Quando Deus falar, obedeça! O Senhor vai te fazer crescer […] “São os Golias que revelam os Davis”, evidenciou. O pregador também frisou que a igreja precisa aprender a servir e mais uma vez com ênfase falou aos adolescentes para saírem deste congresso com o diploma de servo de Deus, mesmo sendo de uma geração que quer fazer nada.
Foto: IEADPE OFICIAL
O evangelista também falou sobre outros servos, dentre eles José. Este, quando foi vendido por seus irmãos valeu 25 ciclos de prata. Mas depois de servir a Potifar, depois da prisão, ele se tornou governador do Egito e enriqueceu muito a Faraó, mesmo enquanto toda a terra passava pelos 7 anos de fome. Se naquele momento o imperador da Babilônia tentasse comprar José, certamente o Faraó diria que ele não tinha preço. “Pode ser que agora não deem nada por você, mas Deus está investindo alto em ti e chegará o tempo em que tu não terás mais preço. Mas enquanto isso vai cavar poço, vai buscar comunhão com Deus. Todo ano Deus avança em alguma coisa com você. Ontem o pregador disse que este era o ano de ser leal. Mas além disso hoje é o ano de você também cavar poço”, finalizou.
IMG_8386
IMG_8398
Amanhã (28), o evento prossegue no turno da tarde às 13h, com estudos bíblicos referente ao tema do congresso. Em seguida, às 18h, culto introdutório e após o culto festivo. Aproveite e tire fotos com seus amigos no instaselfie, utilize a hashtag oficial do evento #VIVACOMOSERVO e acompanhe as todas as atualizações.
Fim da conversa no bate-papo
 Fotos: IEADPE OFICIAL

“Deus está limpando flechas”

Foto: IEADPE
Foto: IEADPE

O Senhor Jesus falou fortemente aos corações dos adolescentes que compareceram a primeira tarde de estudos no Tempo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, durante este Congresso.

Na ministração desta tarde (27), o Ev. Genival Gambarra falou sobre a vida do profeta Eliseu, e da sua preparação para suceder o profeta Elias.  O Espírito Santo alertou os adolescentes a manteram-se fiéis, durante o tempo em que o Senhor os prepara para manifestar a Sua soberana vontade na vida deles.

Foto: IEADPE
Foto: IEADPE

“Deus está investindo em vidas de adolescentes aqui desta igreja. Ele está limpando flechas que serão lançadas no tempo determinado. Cuidado com o tempo da preparação, porque Deus limpa e esconde flechas na sua aljava”, ministrou.

Foto: IEADPE
Foto: IEADPE

Anteriormente ao estudo desta tarde, os adolescentes puderam participar do Culto Introdutório dirigido por adolescentes da IEADPE.

Espírito Santo convida adolescentes à santificação

Foto: IEADPE

O Congresso de Adolescentes da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco (IEADPE) chega nesta noite a sua 17ª edição, recebendo adolescentes, jovens e irmãos de todas as partes do estado de Pernambuco.

A abertura oficial do evento foi dada as 17h30 com o Culto Introdutório, como de costume da IEADPE nos trabalhos voltados para os jovens. Adolescentes escalados conduziram o culto até as 19h, com muito louvor, adoração e ministração da Palavra.

Foto: IEADPE
Foto: IEADPE

No Culto Oficial, louvaram a Senhor os cantores Jair Santos e Flávia Domingues, além do Grande Coral de Adolescentes formado por mais de mil vozes, o maior de todos os congressos realizados anteriormente.

16343695_1466515140039707_494649572_n

Na Palavra, o Ev. Natanael Balé ministrou acerca da santidade que deve ser usando a vida de Daniel como um exemplo de santidade que deve ser seguido por esta geração. “Só vai escutar o toque da trombeta os puros, os leais os santos”, declarou o evangelista durante a pregação. O Espírito Santo inundou aos presentes no culto da noite e chamou todos a um compromisso maior de lealdade e submissão a Sua vontade.

Foto: IEADPE
Foto: IEADPE

Ao final do culto, nove vidas se converteram a Cristo e várias outras foram impactadas pelo poder da Palavra.

Foto: IEADPE
Foto: IEADPE

16395589_1466527906705097_951279781_n

17º Congresso de Adolescentes

O 17º Congresso de Adolescentes da IEADPE tem como tema: Vivendo como servo, baseado no livro de 1 Pedro 2.16 que diz: Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.

Hoje (26), foi o primeiro dia destes quatro dias do evento. Amanhã (27) e no sábado (28),  os cultos acontecem nos horários da tarde – a partir das 13h – e da noite. No domingo (29), último dia de Congresso, haverá culto pela manhã, com uma Manhã Missionária e à noite o culto de encerramento.

A Rede Brasil transmite todo o 17º Congresso de Adolescentes ao vivo pela TV, Youtube (IEADPE Oficial) e também pelo Facebook da Igreja Evangélica Assembleia da Deus. Através das Redes Sociais você pode participar e compartilhar conosco  os seus momentos no evento, além de participar da nossa programação. Participe!

Guiné Bissau, uma nação que clama por Jesus!

A República de Guiné Bissau é uma pequena nação localizada na região da África Ocidental e é caracterizada por ter parte do seu território no continente e outra parte num contingente de 80 ilhas. Essa nação tem em seu recente registro histórico uma traumática e longa guerra civil, resultante de sua luta pela conquista da independência dos colonos portugueses. Esse conflito devastou o seu povo, dizimando muitas vidas.

miss miss 2

Guiné Bissau compõe a lista de um dos países mais pobres do mundo, devido ao seu pouco desenvolvimento econômico e recuperação social pós guerra. Está inserido na “Janela 10/40” – Este termo é usado pelos estudiosos de missiologia, onde localizam a região que corresponde a 62 países, entre as latitudes de 10 e 40 graus no norte da linha do Equador, ao Hemisfério Oriental, cobrindo o norte da África, Oriente Médio e Ásia. É justamente nessa região que se encontram os maiores desafios para evangelização no mundo devido a extrema pobreza, as guerras e aos embates espirituais. A “Janela 10/40” também é conhecida como o “Cinturão de Resistência”, pois aí estão localizados os governantes e as religiões que mais se opõem ao cristianismo, promovendo os maiores relatos de perseguição na atualidade à igreja do Senhor. É justamente neste contexto socioeconômico e religioso que o Senhor tem levantado a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco, presidida pelo Pr. Ailton José Alves para proclamar as Boas Novas aos perdidos.

A família missionária enviada pela nossa Igreja, a saber: Pb. Nelson da Costa, missionária Mísia da Costa e seus filhos: Sara (16 anos) e Caleb (13 anos) estão desenvolvendo o trabalho evangelístico entre os guineenses que hoje são uma população de 1,7 milhões habitantes, encontrados em mais de 27 grupos étnicos, falando aproximadamente 35 dialetos ali existentes, além do idioma português que é a língua oficial. Estima-se que esta população esteja subdividida em 52,5% de mulçumanos, 35,1% animista (religiões africanas) e somente 10,9% confessando o cristianismo, no entanto, apenas a mínima parte desses, 1,3% é evangélica.

Convicta de sua chamada (relatada no Jornal ADNEWS Jan/2017), a missionária Mísia casou-se com o irmão Nelson, ele é guineense da tribo Bijagô. Pois, ela sabia que Deus já havia lhe mostrado o povo que ela deveria servir, dizendo-lhe que a enviaria para pregar o evangelho entre aquele povo. Por isso, ela tratou de aprender o kriol, dialeto falado por mais de 50% da população, onde somente 14% da população fala o português.

Na época em que a missionária Mísia chegou a Guiné Bissau não havia escolas ou cursos para o aprendizado formal desse dialeto, então era necessário escutar, interagir e conviver com as pessoas, até aprender aquela nova língua. Após um longo período de observação, a missionária nos relatou que: “Certo dia, numa reunião de oração, quando me foi dada a oportunidade para orar, sem que eu tivesse programado, eu fechei os olhos e comecei a orar em kriol. Na mesma hora, os irmãos abriram os olhos admirados enquanto eu fazia toda a oração naquele dialeto, ficamos todos surpresos e alegres – daí por diante eu já não sentia medo ou vergonha, comecei a me comunicar fluentemente naquele dialeto, para a glória de Deus”. Essa foi a primeira vez que a missionária havia tentado falar em kriol. O aprendizado e o domínio desse dialeto facilitou o avanço da obra naquela nação que já conta com 20 anos de trabalho missionário desenvolvido pela nossa Igreja.

gh kk j

ILHA URACANE

A ilha Uracane foi aonde o trabalho missionário teve o seu início, pois, foi nessa localidade que o Senhor indicou para que os missionários estabelecessem os primeiros passos da Obra Missionária. Esta pequena ilha possui apenas seis aldeias. Quando os missionários ali chegaram não havia presença influente nem católica e nem muçulmana. Havia apenas a presença maciça da religião animista (práticas de feitiçaria e crendices africanas), que é a tradição da etnia bijagô. Porém, após um árduo empenho dos missionários em favor daquelas vidas, três aldeias, a saber: Porto, Ankadjo e Eguba, já contam com a presença da nossa igreja, possuindo templos próprios e obreiros que cuidam do trabalho. O Senhor tem confirmado a Sua obra com salvação e libertação de vidas. As outras três aldeias restantes, a saber: Ankumbo, Ankopate e Bruce, já possuem crentes que foram evangelizados pelos novos irmãos, mas ainda não há templos e nem obreiros que possam atender o trabalho ali. Oremos para que o Senhor levante obreiros para a sua Obra. Os irmãos das aldeias que ainda não tem templos nossos, andam quilômetros para assistirem o culto na aldeia mais próxima ou esperam para receber as visitas periódicas dos nossos irmãos e obreiros.

6 4 5

PROJETO SOCIAL

Devido a precariedade educacional enfrentada em Guiné Bissau, na ilha só havia uma escola, e esta por sua vez oferecia apenas a educação para o ensino fundamental 1, ou seja, somente até o 5º ano. Desta forma, os jovens da ilha Uracane, depois de transformados pelo Evangelho, manifestavam o desejo de continuar os estudos e por isso se sentiam obrigados a se mudarem para o continente, onde poderiam ter mais oportunidade na vida. Isso de certa forma estava afetando o trabalho missionário, pois, esses jovens representavam uma força para a evangelização nas aldeias e pelo contínuo aprendizado através da Palavra, representavam também uma motivação à maturação do trabalho. Por isso, debaixo da aprovação divina e orientação pastoral do nosso amado Pastor Presidente Ailton José Alves, no ano de 2007 foi dada o inicio das atividades da nossa escola que recebeu o nome de Escola Evangélica Maranata que oferece o ensino para o fundamental 1 e 2, ou seja, indo até ao 9º ano.

Essa iniciativa social tem sido uma bênção para a igreja, pois, os missionários têm evangelizado e mantido muitos jovens próximos a Igreja, como também esse benefício trouxe oportunidade para a comunidade local, promovendo desenvolvimento social aos menos privilegiados. Além da escola, a Missão mantém um projeto de nutrição que consiste em oferecer uma refeição às crianças que frequentam a nossa Escola Bíblica Dominical. Através desse projeto, a estratégia de evangelismo foi estabelecida, pois todas as reuniões de pais e comemorações que envolvem datas como o Natal e a Páscoa são feitas dentro do templo de nossa igreja, isso faz com que pais não crentes, muçulmanos e até mesmo os animistas, entrem num templo evangélico, e ouçam a pregação da Palavra. Isso, não aconteceria de outra forma.

7 8 9

AVANÇO NA CAPITAL

Após o estabelecimento do trabalho missionário na ilha Uracane, foi dado início ao trabalho em Bissau, capital do país, pois Deus já havia confirmado que era o tempo para a jovem igreja missionária alargar as fronteiras, além da ilha de Uracane. O trabalho na capital teve seu início com as reuniões na residência dos missionários e com os crentes advindos da ilha que já eram membros da Igreja, em sua maioria, jovens bijagôs que tinham ido estudar em Bissau.

Assim, o trabalho que começou com 15 irmãos, hoje se encontra num templo alugado, onde está sede da missão e segue o modelo que foi implantado na da ilha Uracane. Desta forma, foi dado início a duas classes pré-escolar que funciona como uma ferramenta de alcance às famílias muçulmanas, que por manterem seus filhos no projeto da igreja, podem receber alguns benefícios (material escolar, e lanche), e a partir disso, os missionários tem acesso aos pais, visitando-os em seus lares e eles, de bom grado têm tido a oportunidade de ouvir a Palavra de Deus.

11 12

10

EXPANSÃO DO TRABALHO A CASSALOTE

No final do ano de 2014 foi dado inicio ao trabalho evangelístico na Aldeia de Cassalote, uma localidade ao norte do país, que dista 50 km da capital, Bissau. O missionário Nelson descreveu aquela experiência da seguinte forma: “…Quando iniciamos aquele trabalho não havia a presença de nenhuma igreja naquela comunidade. Hoje, graças a Deus, a Missão já adquiriu um terreno com 10.000m2 e já temos um templo levantado e uma casa para obreiro local, toda construção ainda está em fase de acabamento”. Assim, a Missão em Guiné Bissau conta hoje com 05 congregações, sendo 03 congregações na ilha e 02 no continente, com as seguintes atividades:

  • Aos domingos pela manhã: Escola Bíblica Dominical;
  • Aos domingos à tarde: Evangelismo Pessoal;
  • Aos domingos à noite: Cultos Evangelísticos;
  • As terças-feiras: Círculos de Oração;
  • As quartas-feiras: Cultos de Oração;
  • As quintas-feiras: Cultos de Doutrina;
  • Aos sábados: Consagração / Ensaios a Tarde.

13 14 15

DESAFIOS NO CAMPO DE MISSÕES:

A Obra Missionária em Guiné Bissau é constituída de muitos desafios, porém o Senhor tem abençoado a Missão, confirmando o avanço daquele trabalho. Enumeraremos alguns desafios para que possamos orar especificamente:

  • A instabilidade política em Guiné Bissau promove insegurança entre os estrangeiros e a população local sempre se sente ameaçada por uma eminente guerra;
  • A corrupção é um problema de ordem estrutural e isto traz dificuldade para o investimento financeiro internacional para a nação;
  • A precariedade econômica afeta diretamente as áreas da educação da saúde, dificultando a estadia do missionário em se manter nessa nação por um longo período. A falta de escola para seus filhos e a impossibilidade de atendimento médico adequado tem afugentado muitos missionários;
  • A pobreza extrema tem levado muitos a participar do narcotráfico existente entre Colômbia e Europa, fazendo de Guiné Bissau uma ponte para esse tipo de crime;
  • As obras de feitiçaria e as superstições africanas afetam diretamente a vida de muitos cristãos e desafiam constantemente a fé de muitos;
  • O crescimento do Islamismo é notório. Atualmente há um alto investimento nas missões islâmicas, feito principalmente por nações ricas do Oriente Médio;
  • A região rural de Guiné Bissau que constitui a maior parte de todo o território precisa ser alcançado pelo Evangelho – É alarmante o número dos que morrem sem conhecer a Jesus;
  • Há uma necessidade urgente de pessoas que se disponibilizem a servir ao Senhor naquela nação.

IEADPE celebra 98 anos em culto de encerramento da 60ª EBO

IEADPE / RBC
IEADPE / RBC

A 60ª Escola Bíblica de Obreiros (EBO) da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco (IEADPE) chegou ao fim. O culto de encerramento foi marcado por instantes maravilhosos de louvor e adoração, além da poderosa ministração da Palavra de Deus.

Em 24 de outubro de 1918, os missionários suecos Joel e Signe Carlson realizaram o primeiro culto oficial da IEADPE, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife. Nesta segunda (24), a Igreja se reuniu em agradecimento a Deus pelos 98 anos da chama pentecostal em solo pernambucano.

IEADPE / RBC
IEADPE / RBC
IEADPE / RBC
IEADPE / RBC
IEADPE / RBC
IEADPE / RBC
IEADPE / RBC
IEADPE / RBC

O louvor a Deus foi entoado pelo Coral Filadélfia e pelo Coro e Orquestra Doce Harmonia, do Templo Central. Além do Quarteto Gênesis e do saxofonista Théo Santos, o novo integrante da Bereia Bookstore, lançando o álbum “Clássicos”.

A ministração da Palavra de Deus foi feita pelo Pr. Elizeu Martins, da AD em Itapevi (SP), que falou sobre os frutos do Espírito Santo e a sua ação no meio da Igreja.

IEADPE / RBC
IEADPE / RBC

Neste culto, o Pastor Presidente, Ailton José Alves, convidou o primeiro-secretário da IEADPE, Pr. Luiz Mário, para chamar nominalmente os irmãos do Grande Recife e dos Setores que foram consagrados à função de presbítero. O Pr. Severino Alves de Almeida falou sobre a atividade ministerial e as atribuições do presbitério e o Pr. Joab Fortunato orou pelos chamados.

Em seguida, o primeiro-secretário da Convenção de Ministros da IEADPE (CONADEPE), Pr. Simas Dias, convidou a frente os oito presbíteros consagrados ao ministério como evangelistas, e leu a relação de mudanças no Interior do Estado. O Pr. Dário Tavares deu conselhos práticos e espirituais para o exercício ministerial e, depois, o Pr. Joel Teixeira orou pelos novos evangelistas.

O Pastor Presidente agradeceu a Deus pelo aniversário da IEADPE, apresentando a Ir. Ruth Carlson, filha do casal de missionários suecos que vieram pregar em Pernambuco, que falou de sua gratidão por acompanhar o crescimento da Igreja em todo o Estado. Pastor Ailton também lembrou os 39 anos do Templo Central, destacando a beleza e a modernidade da obra. Ele agradeceu a todos os envolvidos na organização do evento e à Igreja, e já falou da próxima EBO e do centenário da IEADPE que será comemorado em 2018.

IEADPE / RBC
IEADPE / RBC
IEADPE / RBC
IEADPE / RBC
IEADPE / RBC
IEADPE / RBC

Veja as mudanças anunciadas nesta EBO:

De Recife para Upatininga: Pb. Dionísio Lira

De Agrestina para Camutanga: Pr. Elisael Alves

De Tacaratu para Agrestina: Pr. Luiz Ferreira

De Capoiras para Serrita: Pb. Daniel Lira

De Ibirajuba para Jataúba: Ev. Marcos Monteiro

De Recife para Ibirajuba: Pb. Maurício Francisco

De Brejo da Madre de Deus para Recife: Pr. Irapuã Ribeiro

De Recife para Brejo da Madre de Deus: Ev. Nilton Bezerra

De Palmeirinha para Carnaíba: Ev. Luiz de Souza

De Carnaíba para Palmeirinha: Ev. Miguel Pedro

De Águas Belas para Tacaratu: Pr. Carlos José

 

O poder purificador do Espírito Santo

Pedro Henrique - IEADPE / RBC
Pedro Henrique – IEADPE / RBC

O penúltimo dia da 60ª Escola Bíblica de Obreiros (EBO) foi marcado por mais um poderoso culto de louvor e adoração ao Senhor, com a participação do Coral Filadélfia, da União de Adolescentes Resplandecer (Unidar), da Banda Canaã, todos do Templo Central. Além dos cantores Flávia Domingues, Joquebede Rodrigues e o saxofonista Théo Santos. De todas as regiões do Estado, milhares de irmãos estiveram presentes, entre eles os das Áreas escaladas do Grande Recife e uma caravana do Setor 7 – Sirinhaém.

IEADPE / RBC
IEADPE / RBC
IEADPE / RBC
IEADPE / RBC
IEADPE / RBC
IEADPE / RBC

Como nas outras noites, os missionários da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco (IEADPE) na Argentina, em Portugal e na África do Sul, que estão participando desta edição da EBO, foram apresentados aos irmãos. Também estão em Pernambuco, nestes dias, irmãos da Missão na Argentina.

A ministração da Palavra de Deus foi realizada pelo Pr. Juan Carlos Escobar, presidente da AD na Espanha, com tradução realizada pelo Ev. André Alencar. Ele falou sobre a manifestação do poder de Deus, inicialmente na história de Abraão – quando lhe prometeu um filho – e, depois, mostrando o exemplo do combate entre Davi e Golias: “Saul olhou para ele e teve pena, mandou que o menino vestisse a sua armadura […] Golias estava desafiando o exército de Israel há vários dias […] mas a vitória não estava na armadura, não estava em Davi, estava em Deus”, exclamou.

IEADPE / RBC
IEADPE / RBC

O ministro aconselhou os ouvintes a não estarem preocupados com os estereótipos formados pela mídia, enquanto se estendia no caso de Davi, que aparentemente não teria condições de vencer a luta. “As aparências enganam muita gente […] Mas o poder de Deus na vida de um crente faz a verdadeira diferença”.

Pastor Juan Carlos encerrou a ministração falando da mudança promovida pelo Espírito Santo de Deus na vida daqueles que a entregam ao Senhor, seja no controle da língua, das emoções e reações. Ele levou a Igreja a um momento de reflexão, enquanto descrevia os efeitos do pecado e o poder purificador de Jesus: “Diga ao Senhor: limpa o meu coração, porque numa vida suja com o pecado o Espírito de Deus não habita […] e você é servo de Deus, Ele deseja usar a sua vida […] hoje é noite de reconciliação”, disse.

IEADPE / RBC
IEADPE / RBC
IEADPE / RBC
IEADPE / RBC
IEADPE / RBC
IEADPE / RBC
IEADPE / RBC
IEADPE / RBC

Neste culto, o Pastor Presidente, Ailton José Alves, convidou o Pr. Simas Dias, primeiro-secretário da Convenção de Ministros da IEADPE (CONADEPE), para chamar nominalmente os irmãos do Interior que foram consagrados ao ministério como presbíteros da Igreja. O Pr. João Severino Fernandes, vice-presidente de honra da CONADEPE falou de conselhos práticos e atribuições ministeriais que os chamados passam a exercer e o Pr. João Marcos Fernandes, da IEADPE no Setor 3 – Moreno, orou por eles.

Nesta segunda-feira (24), não haverá estudo bíblicos durante o dia. À noite, o culto de encerramento desta 60ª EBO começa a partir das 18h30. Será um culto de gratidão pelos 98 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco (IEADPE).